Desenvolvido por Agência Vista
Saiba tudo sobre o PRECEND
O que é PRECEND?
O PRECEND - Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos é, de acordo com a Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais, uma alternativa ambientalmente adequada para o lançamento de efluentes líquidos de empreendimentos que produzam qualquer tipo de efluente caracterizado como não doméstico.
“O PRECEND regulamenta o recebimento do esgoto não domésticos na rede pública coletora de esgotos conforme determinação da Resolução nº 40/2013 da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais - ARSAE-MG.”
Quais os objetivos do PRECEND ?
- Prevenir a introdução de poluentes que passam pela estação de tratamento de esgotos - ETE e continuam a poluir os cursos d’água;
- Reduzir riscos operacionais relacionados à saúde dos trabalhadores que lidam com o sistema público de esgotos;
- Viabilizar o atendimento aos padrões legais de lançamento do efluente final e lodos produzidos nas ETEs;
- Viabilizar a utilização do efluente final das ETEs para reuso industrial.
Quais empreendimentos precisam?
Qualquer empreendimento industrial, estabelecimento comercial ou prestador de serviço que gere efluente não doméstico, com potencial para danificar a rede pública coletora de esgoto e comprometer o tratamento realizado pelas ETEs da Copasa.
Quais as etapas para ingressar no PRECEND?
Primeiramente deve-se solicitar o “Laudo de liberação das instalações sanitárias”, que irá gerar uma vistoria técnica pela Copasa, onde será identificada ou não a necessidade de ingresso no PRECEND.
Em caso de não necessidade, será emitido um laudo técnico dispensando o ingresso no programa.
Em caso de necessidade, o empreendimento receberá um formulário que deverá ser preenchido e enviado a Copasa, oficializando o ingresso no PRECEND.
O Programa consiste em duas etapas, sendo:
Parte A
- Caracterização do empreendimento quanto as etapas do processo produtivo, utilização de produtos químicos, bem como demarcação dos pontos de geração de efluentes domésticos e não domésticos;
- Cadastro das redes de esgotamento sanitário, efluente industrial e água pluvial;
- Proposição do plano de amostragem dos efluentes, contemplando os parâmetros à serem analisados e o posicionamento dos pontos de coleta.
Parte B
- Execução do plano de amostragem proposto na Parte A;
- Elaboração dos projetos de adequação das redes de esgotamento, bem como das unidades de pré-tratamento de efluentes, quando necessário;
Proposição do plano de auto monitoramento, contemplando a localização dos pontos de amostragem, bem como a relação de parâmetros dos efluentes à serem monitorados, em consonância com a Norma Técnica COPASA T.187/6
Agende uma conversa e solicite a regularização do seu PRECEND por meio dos nossos links que estão na aba "contato". A Ecolabore Engenharia conta com profissionais capacitados e habilitados para buscar as melhores soluções para seu empreendimento. Estamos sempre dispostos a orientar você!
Fonte: COPASA

