Desenvolvido por Agência Vista
DSS: Novembro Azul
A Campanha Novembro Azul chama atenção para cuidados com a saúde e quer aproximar homens das unidades de saúde. Desconstruir barreiras para incentivar o homem a cuidar de sua saúde, esta é a meta da Secretaria de Estado de Saúde para a Campanha do Novembro Azul 2021, que iniciou neste domingo (7). Desta forma, preparamos um DSS: Diálogo Semanal de Segurança de sugestão para que você possa apresentar para os seus colaboradores.

NOVEMBRO AZUL
No mês de novembro inicia o movimento pela prevenção ao câncer de próstata, o chamado Novembro Azul. O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Embora seja uma doença comum, por medo ou desconhecimento, muito homens preferem não conversar sobre o assunto. O câncer de próstata é o causador de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos de câncer de próstata.
A próstata é um órgão integrante do aparelho reprodutor masculino situado na região pélvica e responsável pela produção de parte do sêmem (esperma). Normalmente de pequeno volume, pesando cerca de 20 gramas e situada logo abaixo da bexiga.
O câncer de próstata se desenvolve preferencialmente em indivíduos acima dos 50 anos, sendo que mais da metade dos casos diagnosticados ocorrem na faixa etária de 65 anos ou mais. O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.
Quais são os fatores de risco?
- Idade
O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com o câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
- Histórico de câncer na família
Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
- Sobrepeso e obesidade
Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.
Como prevenir o câncer de próstata?
Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer.
- Ter uma alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividade física;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebida alcoólicas.
Quais são os sinais e sintomas?
Na fase inicial, nem sempre o câncer de próstata apresenta sinais, no entanto, alguns desses sintomas podem aparecer em casos mais avançados da doença:
- dificuldade de urinar;
- demora em começar e terminar de urinar;
- sangue na urina;
- diminuição no jato da urina;
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite.
Quais exames são utilizados para investigar o câncer de próstata?
- Exame de toque retal: o médico avalia o tamanho, a forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
- Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas de próstata.
Qual exame confirma o câncer de próstata?
Para confirmar a doença é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado desaúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
Fonte: Sociedade Brasileira de Urologi

