Layout do blog

Plano Diretor Municipal

Amanda Dias • abr. 27, 2021

A urbanização é um fenômeno global em constante evolução, com a população urbana ultrapassando a população rural e o crescimento acelerado das cidades, é necessário implementar instrumentos básicos para gestão urbana para que as elas cresçam de maneira equilibrada. 


O que é um Plano Diretor?

O plano diretor trata-se de um documento base de orientação da política de desenvolvimento urbano dos municípios, norteando agentes públicos e privados e está previsto na Lei Federal n. 10.257, de 10 de julho de 2001, conhecido como Estatuto da Cidade, onde exige que os munícipios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar este documento.


A partir de um diagnóstico científico, social, econômico, político e administrativo do município, é elaborado um conjunto de propostas para o desenvolvimento socioeconômico e organização territorial, crescimento econômico, equilíbrio ambiental e do bem estar social. Sendo assim, O Plano Diretor é uma lei municipal, elaborada pelo poder executivo e aprovada pelo poder legislativo, que estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade. 

Plano Diretor Participativo do Município de Itabira - MG

A gestão urbana da cidade Itabira iniciou-se com a aprovação da Lei Complementar Nº 4.034, de 16 de Novembro de 2006, que instituía o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável do Município de Itabira (PDDSMI), que posteriormente foi revogada e logo aprovada a Lei Complementar N.º 4.938, de 28 de Dezembro de 2016, que revisa o Plano Diretor Participativo do Município de Itabira.


A nova lei foi revisada a partir de audiências com vereadores, entidades de classe, representantes do município e a população para discutir diretrizes e modificações no documento e encontrar soluções para benefício de toda população itabirana.

O Plano Diretor Participativo Do Município De Itabira, contempla diversas diretrizes de planejamento e organização físico-territorial da cidade, entre elas o zoneamento urbano, que tem como objetivo criar condições para a organização territorial e fixar padrões de parcelamento, uso e ocupação do solo adequados para cada área urbana da cidade.


Os zoneamentos urbanos irão prever os parâmetros urbanísticos que auxiliam na elaboração de projetos, sendo alguns deles os afastamentos frontais, laterais e de fundo, altura das edificações e número de pavimentos.  Logo, o Plano Diretor deve ser um instrumento base utilizado por arquitetos, engenheiros e urbanistas que buscam elaborar um bom projeto e totalmente regular, contendo todos os parâmetros físicos-sociais que garantem o bem estar dos futuros usuários.  Um imóvel regular possibilita o registro e averbação da edificação, legalizar o funcionamento da atividade comercial e ter acesso à financiamentos.

Agende uma conversa e solicite a regularização do seu imóvel por meio dos nossos links que estão na aba "contato". A Ecolabore Engenharia conta com profissionais capacitados e habilitados para regularizar seu imóvel. Estamos sempre dispostos a orientar você!

22 set., 2022
Baixe aqui o seu material de orientação
Por Filipe Fernandes 04 jul., 2022
Atualmente, no mercado de acabamentos para construção civil, existem uma infinidade de tipos de revestimentos: polidos, acetinados, hard, de diferentes tamanhos e texturas. Esta grande variação não é em vão, já que cada tipo de revestimento tem suas particularidades e indicações de uso.
Por Ecolabore Engenharia 21 jun., 2022
A medicina do trabalho é uma especialidade que se preocupa com a prevenção das doenças no exercício profissional e controles dos riscos ambientais. Promover o equilíbrio da saúde física e mental é garantir não apenas a saúde do trabalhador, como também o seu bem-estar e produtividade.
Por Ecolabore Engenharia 02 jun., 2022
Os Usos Insignificantes são os usos que dispensam a emissão de outorga de direito de uso, conforme Política Estadual de Recursos Hídricos – Lei n° 13.199/1999. É usado para captações e acumulações superficiais e captações subterrâneas por meio de cisternas, nascentes e surgências; além de captações de águas subterrâneas por meio de poços tubulares.
Por Bruno Fernandes e Luiz Felipe Gomes 21 mai., 2022
As Normas Regulamentadoras – NRs são amplamente conhecidas e têm grande importância para a segurança do trabalho. Contudo, devido às particularidades do setor minerário, os empreendimentos desse tipo devem atentar, além das normas gerais, a um compilado específico, chamado de Normas Reguladoras da Mineração -NRMs.
Por Ecolabore Engenharia 19 abr., 2022
Criado pelo Decreto Municipal 1.700/2021, o programa prevê a concessão de incentivo financeiro a proprietários e posseiros rurais que mantiverem as nascentes e matas nativas cercadas e protegidas.
Por Graciela Cristianice dos Santos 06 jan., 2022
O e-Social é um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição.
Por Graciela Cristianice dos Santos 30 nov., 2021
A questão da segurança no trabalho ganha cada vez mais espaço na gestão empresarial, principalmente agora com a implantação do e-Social. Além do cumprimento de uma obrigação legal, a garantia de um ambiente seguro é indispensável à proteção da vida das pessoas no desempenho de suas funções.
11 nov., 2021
A Campanha Novembro Azul chama atenção para cuidados com a saúde e quer aproximar homens das unidades de saúde. Desconstruir barreiras para incentivar o homem a cuidar de sua saúde, esta é a meta da Secretaria de Estado de Saúde para a Campanha do Novembro Azul 2021, que iniciou neste domingo (7).
Por Graciela Cristianice dos Santos 08 nov., 2021
Neste artigo explicaremos o que é a CAT, o que é considerado acidente de trabalho e como e quando fazer a CAT.
Mais posts
Share by: