Layout do blog

DSS: Diálogo Semanal de Segurança

Graciela Cristianice dos Santos • out. 13, 2021

Outubro Rosa

No mês de outubro inicia-se o movimento pela prevenção ao câncer de mama e, recentemente sobre o câncer do colo do útero. O movimento Outubro Rosa é uma campanha mundial que nasceu na década de 1990 nos Estado Unidos, criado pela Fundação G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


Bem sabemos que não é nada fácil falar sobre câncer, porém, falar abertamente sobre a doença pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença.


Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Mas muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.


Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde.


Vale ressaltar que, mesmo após realizado o autoexame e não seja percebido nenhuma alteração, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional da área. Ter alimentação saudável, equilibrada e praticar atividades físicas, ajudam na prevenção do câncer de mama, além de prevenir outras doenças. Vale ressaltar que não é só mulheres que tendem a ter câncer de mama os homens também podem desenvolver a doença, mas isso é raro, representando apenas 1% dos casos. A prevenção sempre é o melhor caminho. 

Fatores de Risco Comportamentais/ambientais


  • Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
  • Sedentarismo (não fazer exercícios);
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Exposição frequente a radiações ionizantes (raios X, mamografia e tomografia).


História reprodutiva/hormonais


  • Primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos;
  • Não ter tido filhos;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Não ter amamentado;
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
  • Ter feito uso de contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) por tempo prolongado;
  • Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se por mais de cinco anos.


Hereditários/genéticos


História familiar de:

» Câncer de ovário;

» Câncer de mama em homens;

» Câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos.


Atenção: A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá, necessariamente, a doença.

22 set., 2022
Baixe aqui o seu material de orientação
Por Filipe Fernandes 04 jul., 2022
Atualmente, no mercado de acabamentos para construção civil, existem uma infinidade de tipos de revestimentos: polidos, acetinados, hard, de diferentes tamanhos e texturas. Esta grande variação não é em vão, já que cada tipo de revestimento tem suas particularidades e indicações de uso.
Por Ecolabore Engenharia 21 jun., 2022
A medicina do trabalho é uma especialidade que se preocupa com a prevenção das doenças no exercício profissional e controles dos riscos ambientais. Promover o equilíbrio da saúde física e mental é garantir não apenas a saúde do trabalhador, como também o seu bem-estar e produtividade.
Por Ecolabore Engenharia 02 jun., 2022
Os Usos Insignificantes são os usos que dispensam a emissão de outorga de direito de uso, conforme Política Estadual de Recursos Hídricos – Lei n° 13.199/1999. É usado para captações e acumulações superficiais e captações subterrâneas por meio de cisternas, nascentes e surgências; além de captações de águas subterrâneas por meio de poços tubulares.
Por Bruno Fernandes e Luiz Felipe Gomes 21 mai., 2022
As Normas Regulamentadoras – NRs são amplamente conhecidas e têm grande importância para a segurança do trabalho. Contudo, devido às particularidades do setor minerário, os empreendimentos desse tipo devem atentar, além das normas gerais, a um compilado específico, chamado de Normas Reguladoras da Mineração -NRMs.
Por Ecolabore Engenharia 19 abr., 2022
Criado pelo Decreto Municipal 1.700/2021, o programa prevê a concessão de incentivo financeiro a proprietários e posseiros rurais que mantiverem as nascentes e matas nativas cercadas e protegidas.
Por Graciela Cristianice dos Santos 06 jan., 2022
O e-Social é um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição.
Por Graciela Cristianice dos Santos 30 nov., 2021
A questão da segurança no trabalho ganha cada vez mais espaço na gestão empresarial, principalmente agora com a implantação do e-Social. Além do cumprimento de uma obrigação legal, a garantia de um ambiente seguro é indispensável à proteção da vida das pessoas no desempenho de suas funções.
11 nov., 2021
A Campanha Novembro Azul chama atenção para cuidados com a saúde e quer aproximar homens das unidades de saúde. Desconstruir barreiras para incentivar o homem a cuidar de sua saúde, esta é a meta da Secretaria de Estado de Saúde para a Campanha do Novembro Azul 2021, que iniciou neste domingo (7).
Por Graciela Cristianice dos Santos 08 nov., 2021
Neste artigo explicaremos o que é a CAT, o que é considerado acidente de trabalho e como e quando fazer a CAT.
Mais posts
Share by: